quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Cezar Silvestri foi decisivo para o campus da UTFPR em Guarapuava





Aula Inaugural. Novo curso começa a funcionar na universidade  

PW80 com Portal Paraná Central

A importância do trabalho construído pelo ex-deputado federal Cezar Silvestri, falecido em 21 de outubro de 2018, foi lembrada pela deputada estadual Cristina Silvestri por ocasião da aula inaugural do curso de engenharia mecatrônica no campus de Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Cezar Silvestri quem trouxe o campus da UTFPR para Guarapuava e, com esta iniciativa, viabilizou a implantação de novos cursos universitários que hoje atendem toda a Região Central do Estado.

O destaque da noite desta quarta-feira (13), numa solenidade que reuniu lideranças da área educacional e da política, foi a palestra do professor Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária. Ele abordou temas ligados à tecnologia e inovação, como a Inteligência Artificial, e reflexões acerca do curso e da vida acadêmica, importantes aos alunos do primeiro período, que assistiam à aula, e, também, aos demais presentes.

Ao falar sobre a aula inaugural e o novo curso, a deputada Cristina Silvestri ressaltou que A UTFPR veio para Guarapuava em 2011 num momento importante para o desenvolvimento da região. “A partir dessa época, passaríamos a assistir investimentos públicos e privados que serviriam de base para uma nova realidade sócio-econômica, pensando Guarapuava não apenas como município, e sim como polo propulsor do desenvolvimento regional”, ela salientou.

A parlamentar disse que as engenharias têm posição estratégica em Guarapuava, “com o potencial que temos”, e mencionou como exemplo dessa força a construção do Aeroporto Regional e a implantação de novos cursos universitários. “O Aeroporto já tem um plano de expansão que está sendo analisado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, considerando o crescente aumento da quantidade diária de passageiros”, citou a parlamentar. “A Unicentro, nossa Universidade Estadual, está em franco desenvolvimento ao lado das universidades particulares, incluindo a UTFPR, que estão se expandindo com a criação de novos cursos”, acrescentou.

CURSO DE MECATRÔNICA

O curso de Engenharia Mecatrônica foi resultado da transformação do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial que era ofertado no Campus Guarapuava. Inicialmente o curso tinha o objetivo de atender a demanda da indústria local por profissionais da área, e ao observar que o objetivo inicial foi alcançado, a transformação se deu com o intuito de ampliar o curso a um novo patamar, ao mesmo tempo em que se manteve a oferta do horário prioritariamente noturno, viabilizando o ingresso a pessoas que já se encontram no mercado de trabalho durante o período diurno. Esse também é um marco na UTFPR, como sendo o primeiro curso de Engenharia Mecatrônica a ser ofertado em um campi da UTFPR fora da capital.

Com oferta semestral de 44 vagas, o curso de Engenharia Mecatrônica é estruturado para que os futuros engenheiros atuem nos setores da indústria de processo e de manufatura, no desenvolvimento tecnológico de produtos e nos processos de produção, integrando as tecnologias das áreas mecânica, eletrônica e de computação.

A deputada Cristina Silvestri também falou sobre a importância da mecatrônica na sociedade contemporânea, “onde a palavra de ordem é inovação”, enfatizando de um modo geral a necessidade de investimentos no conhecimento das engenharias. “É um dos pilares do desenvolvimento, por meio do conhecimento e da pesquisa. Ou seja, da Universidade verdadeiramente engajada às necessidades da população”, asseverou.

O evento contou com a presença do diretor-geral do Campus Guarapuava, Marcelo Henrique Granza; do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Stéphane Lafay; do diretor de Graduação e Educação Profissional, Luan José Franchini Ferreira; do coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, Vlademir Freire Junior; da vereadora Cris Wainer (representando o presidente do Legislativo Municipal, Pedro Moraes); e de outras autoridades das esferas municipal e estadual, bem como da iniciativa privada, como o empresário Odacir Antonelli, e o CEO do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário