quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ventos de 92 km/h provocam destelhamento de 30 casas em Guarapuava

11890930_686884908112945_6158384144278980456_n
Publicado em agosto 27th, 2015 | por Jornal Correio do Cidadão
0
A madrugada desta quinta-feira (27) foi de estragos e transtorno para os guarapuavanos, principalmente de bairros como São Cristóvão, Residencial 2000, Santa Cruz, Jardim Mazurechem, Feroz II, Boqueirão, Jardim das Américas e Centro. Ventos de até 92 km/h e chuvas concentradas em poucas horas causaram um cenário de devastação em Guarapuava, com queda de árvores e placas, além de destelhamentos e danos ao comércio.
Anunciadas na noite de quarta-feira (26), as fortes chuvas caíram com força na virada para quinta-feira, quando o ponteiro dos relógios passava da meia-noite. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 casas foram afetadas pelo temporal, que destelhou e causou prejuízo em regiões como o São Cristóvão, Residencial 2000, Santa Cruz, Jardim Mazurechem, Feroz II, Boqueirão, Santa Cruz, Concórdia 1 e 2. Até a manhã de quinta-feira, os bombeiros ainda estavam nas ruas, atendendo a diversos casos.
Mas, felizmente, nenhuma vítima entrou para as estatísticas do batalhão. Apenas danos materiais nas casas.
A técnica em meteorologia do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Vanessa D’Ávila, diz que o sistema de acompanhamento do instituto marcou ventos de 92 km/h para Guarapuava. “É uma região com ventos fortes”, destacando que a quantidade de chuvas ficou em 22.8 mm, o que, segundo ela, não é um número absurdo. “É que o mês de agosto costuma ser seco. As chuvas se concentram em dias isolados”. Para a técnica, a quinzena chuvosa de julho é que foi anormal, nesse contexto de média histórica para Guarapuava.
Vanessa acrescenta ainda que o temporal da madrugada desta quinta-feira foi trazido ao terceiro planalto por uma frente fria, que causou instabilidade na região.
A boa notícia é que, até a próxima segunda-feira (31), o tempo deve permanecer estável em Guarapuava. “As chuvas estão se deslocando ao Norte do Paraná, nesta quinta-feira”.
No mapa do Simepar, a quinta-feira começou com forte instabilidade atmosférica no Paraná. A frente fria desloca-se rapidamente pelas regiões paranaenses, com previsão de chuvas e trovoadas na madrugada em várias regiões. Há risco de temporais até o período da manhã, principalmente nas áreas mais ao Norte do Estado.


A tendência é de pouca variação da temperatura ao longo do dia, principalmente no litoral, RMC, Campos Gerais e no norte pioneiro. A partir da tarde, o tempo melhora em praticamente todas as regiões paranaenses.

Texto: Redação
Foto: Aldonei Dognei

Nenhum comentário:

Postar um comentário