quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Kingargoolas lança novo disco nesta sexta-feira

01
Publicado em agosto 20th, 2015 | por Jornal Correio do Cidadão
0

.

Para os guarapuavanos da banda Kingargoolas, não tem tempo ruim e é sempre praia (mesmo numa cidade a milhares de quilômetros do mar). Desde 2006, o quarteto de mascarados (literalmente, falando) formado por Mackey Pacheco, André Arêdes, Joelton Lustosa e Celso Costa transita pelo gênero do surf rock instrumental, sem abrir concessões a sonoridades ou estilos (por exemplo, um vocalista).
Depois de turnês, shows frenéticos e a aclamada estreia fonográfica, a banda lança nesta sexta-feira (21), a partir de 19h, seu segundo CD de estúdio, o ‘Tales From The Instro Zone’ (2015). Com discotecagem em vinil pelos integrantes da banda, o evento está programado para o Armazém do Malte (rua Senador Pinheiro Machado, 2.366, Centro), em Guarapuava. A entrada é gratuita e o novo disco estará sendo vendido ao público presente.
Como o baterista Cerso não poderá comparecer ao lançamento, os outros três integrantes – guitarristas Mackey e Arêdes, e baixista Joerto – preferiram fazer apenas uma discotecagem durante a noite de sexta-feira. “O show ao vivo com a banda está marcado para o próximo dia 30 (um domingo), no mesmo local, o Armazém do Malte”, conta Mackey.
Além de se manter fiel à proposta sonora do surf rock instrumental, o grande destaque do novo trabalho do Kingargoolas é o lançamento de uma versão em vinil do disco de estúdio. “Desde o primeiro CD, a banda tinha essa vontade de fazer também um trabalho em LP”, diz Joerto, informando que o CD ‘Tales From The Instro Zone’ tem tiragem de mil cópias e o vinil, 300. “Como o custo de produção é maior nesse formato analógico, tivemos de fazer uma tiragem limitada. Mas dá também um jeito meio de colecionador pra coisa toda”, acrescenta Mackey.
11295623_1065631430132955_5153147658670776273_n
Inclusive, os dois acreditam que o Kingargoolas talvez seja a primeira banda roqueira de Gorpa City, em décadas, a se aventurar pelo velho bolachão. “Mesmo à época em que o vinil ainda andava em voga no Brasil, as bandas de rock da cidade não tinham projetos autorais e quase nenhuma delas gravou seu primeiro disco em LP”, contextualiza Mackey, referindo-se às décadas que antecederam os anos de 1990, quando o CD tomou de vez o lugar do LP.
Engraçado dizer isso, pois hoje em dia cada vez mais o vinil está ocupando o espaço dominado anteriormente pelo CD, que se tornou desnecessário perante o formato MP3 e os serviços de streaming na internet (quando o usuário ouve apenas online, sem ser obrigado a baixar o arquivo de áudio). Não por sinal, o Kingargoolas está apostando na volta do tradicional LP, que tem seu charme e fetiche para amantes e colecionadores da boa música.
Assim, ‘Tales From The Instro Zone’ pode ser adquirido em vinil (com 12 faixas) e/ou CD (13 faixas). Nesta sexta-feira, o bolachão estará sendo comercializado a preço promocional (R$ 50); já o CD, a R$ 10. Depois, o material ficará disponível para vendas no Armazém do Malte, Armazém do Rock e na Beer’s House; e, claro, com os integrantes da banda.
11865364_964034096975621_1429317639310125265_o
Aliás, o interesse de Mackey é tão grande pelo bolachão que, além de colecionador, ele abriu uma loja virtual no ano passado, a Gato Preto – Discos & Livros, para vender LPs novos e usados.
DISCO
Batizado de ‘Tales From The Instro Zone’, o segundo disco de estúdio do Kingargoolas é, na avaliação do quarteto, melhor que o primeiro disco (lançado em 2013). “O novo disco se aproximou mais daquilo que a gente queria, principalmente da sonoridade característica da banda nos shows”, conta Mackey.
Gestado durante janeiro e fevereiro deste ano na Heaven Studio, em Guarapuava, Joerto detalha que a estrutura principal das faixas já estava pronta nas gravações. “Mas os arranjos foram definidos durante o processo de produção do material”.
Inclusive, os dois Kings explicam que, após o primeiro disco (também gravado na Heaven), a banda viajou bastante pelo Brasil e teve a oportunidade de conhecer muitos estúdios. “Mas como a Heaven não fica devendo em nada para outras cidades e era mais viável, preferimos continuar em Guarapuava”, diz Mackey, destacando que a parceria com o produtor Alessandro Küster continua em sintonia com a banda. “O Alessandro pôs a mão na parte mais técnica da gravação”.
02
A maioria das faixas que entrou em ‘Tales From The Instro Zone’ foi composta no intervalo entre os dois discos; além de algumas ideias e conceitos mais antigos, que estavam guardados em uma ‘gaveta’ criativa aguardando o momento certo de virem à tona. Segundo os integrantes, nenhuma dessas faixas mais antigas chegou a ser gravada no passado, pois eram apenas ideias que não vingaram naquela ocasião. Em tempo, o novo disco não conta com sobras de estúdio.
Enquanto o primeiro disco da banda não tinha um nome específico (apenas o da banda), o novo é batizado de ‘Tales From The Instro Zone’ (algo como ‘Contos da Zona Instro’, em tradução livre), numa referência, segundo os Kings, ao universo dos filmes e gibis de Terror (caso, por exemplo, de ‘Contos da Cripta’). “O título também tenta fugir aos manjados nomes que se referem diretamente ao surf rock”, diz Mackey.
SONORIDADE
Não por sinal, um dos instrumentos presentes na sonoridade Kingargoolas é o teremin, que é uma espécie de avô dos modernos sintetizadores utilizados na música eletrônica. Utilizado nos shows da banda, o teremin é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico. Seu nome vem da versão ocidental do nome do seu inventor, o russo Léon Theremin, que patenteou seu dispositivo em 1928.
O som fantasmagórico do teremin se junta, no novo disco da banda, à combinação clássica de guitarras, baixo e bateria; além de algumas vozes que não chegam a ser consideradas o principal vocal da banda. Calma, fãs, que o Kingargoolas continua fiel à sua proposta radicalmente instrumental.
11265102_1082614848434613_1139673335064026909_n
“Basicamente, o ‘Tales From The Instro Zone’ segue o timbre e os efeitos que fazem parte de nosso repertório. Mas numa versão mais refinada”, resume Joerto.
Incluindo, claro, as influências que cada integrante carrega para a banda: cinema, quadrinhos etc. Por exemplo, uma das faixas se chama ‘Tarantella Tarantinesca’, em alusão ao cinema italianado do cineasta norte-americano Quentin Tarantino (de ‘Django Livre’, ‘Bastardos Inglórios’ e ‘Pulp Fiction’) e, óbvio, ao ritmo da ‘tarantella’; mas não qualquer uma.
Apesar de não classificarem o novo disso de ‘álbum clássico’, com um conceito por trás de todas as faixas, os integrantes da banda avaliam que a concepção artística pode ser percebida no modo como as faixas foram alinhadas, dando um sentido e significado para o projeto todo.
SHOWS
Além da discotecagem desta sexta-feira (21), o Kingargoolas tem shows agendados para agosto, setembro, outubro e novembro. No dia 3 de setembro, tem apresentação marcada para Ponta Grossa; no dia 4, em Cornélio Procópio; e, no dia 5, em Maringá. Já em outubro/novembro, turnê pelo Brasil, em locais ainda a serem confirmados.
Em Guarapuava, o show de lançamento, com banda tocando ao vivo, é no próximo dia 30, no estacionamento do Armazém do Malte.
NOVIDADES
O mês de agosto é divisor de águas para o Kingargoolas, já que, com o lançamento do novo trabalho (em vinil e CD), chegou uma notícia de última hora. A publicação norte-americana ‘Continental Magazine’, especializada em surf music, lançou em seu número 23 uma coletânea em CD com bandas do gênero de todo o mundo. Adivinha? Uma delas é o Kingargoolas, com a faixa ‘Acme Speed Dynamite’. Além do disco encartado, uma resenha sobre o quarteto guarapuavano nas páginas da revista.
11059979_1116400408389390_3128859995788950656_o
E, por fim, vem aí uma versão em fita K7 (lembra?) de um show que o Kingargoolas fez no estúdio da Radio Cadillacs, em Maringá. O editor do blog Disco Furado, Marcelo Mara, teve a ideia de produzir cópias em fitinha para a banda. O material será entregue a Mackey, Arêdes, Joerto e Cerso em setembro, durante show em Ponta Grossa.
Texto: Cristiano Martinez
Foto: Arquivo Pessoal/Kingargoolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário