O grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) arrematou
o Lote 1 do novo pacote de concessões das rodovias do
Paraná com desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro
rodado do leilão, de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725
na pista simples. Isso representa um valor 65% menor do que
a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de
Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que
a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).
O leilão foi realizado nesta sexta-feira (25) na Bolsa de
Valores, em São Paulo, e contou com a participação do
governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro d
os Transportes, Renan Filho. Foram duas propostas. O
Consórcio Infraestrutura Paraná apresentou desconto d
e 8,3%. Não houve disputa no viva-voz.
"É o começo de uma nova história no Paraná, com um
contrato muito mais modernos, preços justos e um gra
nde pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um
grande hub logístico da América do Sul", disse Ratinho Junior
. "Nós encerramos um capítulo triste com as antigas
concessões e agora estamos começando uma modelagem
muito mais segura e inovadora".
A nova empresa arrematou 473 quilômetros de rodovias
federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana,
Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná e deverá investir pelo
menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção
em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476,
PR-418, PR-423 e PR-427.
Segundo o edital, 344 quilômetros serão duplicados e 210
quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas).
Também estão previstos 44 quilômetros de novos
acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marg
inais, 27
quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e
passarelas.
A concessionária contratada também deverá arcar com
aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais
durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico
, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema
de balanças de pesagem, somando R$ 13 bilhões de
investimento no total. O contrato será de 30 anos. Seg
undo estimativas da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), esse edital deve gerar 81,7 mil empregos.
Esse novo lote atravessa diretamente 18 cidades
(Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira
Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta
Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa
Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo)
que reúnem 3,06 milhões de habitantes, segundo o último
Censo.
OBRAS – Haverá um grande pacote de obras estruturantes nesse contrato. A BR-373, ligação entre Ponta Grossa (Trevo do Caetano) e Prudentópolis (Trevo do Relógio), será inteiramente duplicada. O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga, receberá ainda 21 novas Obras de Arte Especiais (OAE), que incluem viadutos, passarelas e uma passagem em desnível.
O Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, tem uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Ele também será duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próximo ao trevo para Campo Largo, em uma extensão de 20,53 km. O Contorno Sul de Curitiba receberá duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido.
Três rodovias de ligação entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) integram o Lote 1. São elas a PR-427 entre a Lapa e Porto Amazonas, a PR-423 entre Araucária e Campo Largo, e a BR-476 entre a Lapa e Araucária. As melhorias nesses trechos envolvem duplicações, viadutos, trincheiras, faixas adicionais e melhorias ambientais.
Por fim, haverá a duplicação de 156,3 km da BR-277, com início no Trevo Sprea, em Balsa Nova, até o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, passando por Palmeira e Irati. As obras devem iniciar já no terceiro ano do contrato, com duas frentes de trabalho, no km 164+700, trevo de acesso para Porto Amazonas, e no km 249, entroncamento com a Rua Ladslau Cgriczinski, acesso para Irati.
Serão executados também 151,26 quilômetros de faixas adicionais na BR-277, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos da via, sendo uma de 14,20 km e a outra de 13,30 km.
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