sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Grupo Pátria arremata Lote 1 e tarifa por quilômetro rodado fica 65% menor no Paraná

A Zeno.FM Station

O grupo Infraestrutura Brasil Holding XXI SA arrematou o Lote 1 do novo pacote de concessões das rodovias do Paraná com desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão, de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 na pista simples. O leilão foi realizado nesta sexta-feira (25) na Bolsa de Valores, em São Paulo.

O grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) arrematou

 o Lote 1 do novo pacote de concessões das rodovias do

 Paraná com desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro

 rodado do leilão, de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 

na pista simples. Isso representa um valor 65% menor do que

 a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de

 Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que

 a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).

O leilão foi realizado nesta sexta-feira (25) na Bolsa de

 Valores, em São Paulo, e contou com a participação do

 governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro d

os Transportes, Renan Filho. Foram duas propostas. O

 Consórcio Infraestrutura Paraná apresentou desconto d

e 8,3%. Não houve disputa no viva-voz.

"É o começo de uma nova história no Paraná, com um

 contrato muito mais modernos, preços justos e um gra

nde pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um

 grande hub logístico da América do Sul", disse Ratinho Junior


. "Nós encerramos um capítulo triste com as antigas

 concessões e agora estamos começando uma modelagem

 muito mais segura e inovadora".


A nova empresa arrematou 473 quilômetros de rodovias

 federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana,

 Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná e deverá investir pelo

 menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção

 em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476,

 PR-418, PR-423 e PR-427. 


Segundo o edital, 344 quilômetros serão duplicados e 210

 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas).

 Também estão previstos 44 quilômetros de novos

 acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marg

inais, 27


 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e

 passarelas. 


A concessionária contratada também deverá arcar com

 aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais

 durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico

, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema

 de balanças de pesagem, somando R$ 13 bilhões de

 investimento no total. O contrato será de 30 anos. Seg

undo estimativas da Agência Nacional de Transportes

 Terrestres (ANTT), esse edital deve gerar 81,7 mil empregos.

Esse novo lote atravessa diretamente 18 cidades

 (Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira

 Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta

 Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa

 Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo)

 que reúnem 3,06 milhões de habitantes, segundo o último

 Censo.

OBRAS – Haverá um grande pacote de obras estruturantes nesse contrato. A BR-373, ligação entre Ponta Grossa (Trevo do Caetano) e Prudentópolis (Trevo do Relógio), será inteiramente duplicada. O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga, receberá ainda 21 novas Obras de Arte Especiais (OAE), que incluem viadutos, passarelas e uma passagem em desnível.

Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, tem uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Ele também será duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próximo ao trevo para Campo Largo, em uma extensão de 20,53 km. O Contorno Sul de Curitiba receberá duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido.

Três rodovias de ligação entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) integram o Lote 1. São elas a PR-427 entre a Lapa e Porto Amazonas, a PR-423 entre Araucária e Campo Largo, e a BR-476 entre a Lapa e Araucária. As melhorias nesses trechos envolvem duplicações, viadutos, trincheiras, faixas adicionais e melhorias ambientais.

Por fim, haverá a duplicação de 156,3 km da BR-277, com início no Trevo Sprea, em Balsa Nova, até o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, passando por Palmeira e Irati. As obras devem iniciar já no terceiro ano do contrato, com duas frentes de trabalho, no km 164+700, trevo de acesso para Porto Amazonas, e no km 249, entroncamento com a Rua Ladslau Cgriczinski, acesso para Irati.

Serão executados também 151,26 quilômetros de faixas adicionais na BR-277, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos da via, sendo uma de 14,20 km e a outra de 13,30 km.

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